A experiência vivida nos Estágio 1 e 2, de nossa prática docente, tivemos oportunidade em um espaço de educação formal, planejar e replanejar nossa ação pedagógica, para depois desenvolvê-la e avaliarmos. Os relatórios finais mostram as efetivas construções de conhecimentos e percepções.
A proposta para o estágio Supervisionado 3 é a de transpormos os muros da escola. Tomar a cidade como referência para a elaboração de projeto de ação educativa, passa a ser nosso grande desafio. Devemos pensar a cidade de modo diferente, levando em consideração sua história construída ao longo dos anos pelos seus habitantes, levando em conta sua particularidade, sua profissão, sua cultura. Enfim uma cidade formada por seus lugares físicos, afetivos e simbólicos, discutir a cidade como produção de espaço urbano, levando em conta suas contradições na produção do espaço urbano e da cidade, desenvolver ações não para atender o individual, mas sim ter uma visão de prática solidária e cidadania coletiva.
O conceito de cultura o qual estamos trabalhando, diz respeito a todos os afazeres, saberes e viveres pelos quais as pessoas se constituem em seus lugares. Entender a cidade como produção, embasada em racionalidade e contra racionalidade, encaminha à uma melhor perspectiva de educação para a vida.
Lembrando que toda cidade forma, educa, pois são resultados de um processo cultural, histórico e social, neste sentido toda cidade pode ser educadora, porque ela de cada um de nós e do outro o qual ajudamos a formar.
A proposta é que este olhar sobre a cidade possa representar a possibilidade de ir consolidando um olhar mais aguçado- olhar crítico- e mais sensível para o contexto e o meio ambiente.
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